A partir de dezembro de 2006, o Restaurante O Mirante vem sofrendo processos do IBAMA e Ministério Público Federal. As alegações daqueles órgãos são de que o restaurante vem causando impacto ambiental negativo na área de preservação permanente na margem do Açude São Gonçalo, e que teria havido destruição da mata ciliar. A partir daí, o Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública, que pretende, entre outros objetivos, impedir o funcionamento do restaurante.
Entretanto, tais alegações não procedem. O projeto de construção pretendeu exatamente o contrário, recuperar uma área que estava efetivamente degradada, pela presença de três moradias rústicas, com esgoto a céu aberto, e a prática de queimadas na área, para o plantio de culturas de inverno (milho e feijão).
Nas fotos seguintes, você poderá comprovar o sucesso do trabalho de recuperação, a diferença entre a época da construção e a de hoje, a recuperação da flora e a volta da fauna, ausentes por muitos anos da área, exatamente pela falta das condições ambientais anteriores, que inviabilizava a presença de espécies de macacos, répteis e aves, que hoje vivem e se reproduzem em paz na área, que outrora foi destruída e que encontra-se, hoje, recuperada. Confiram!
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário