A partir de dezembro de 2006, o Restaurante O Mirante vem sofrendo processos do IBAMA e Ministério Público Federal. As alegações daqueles órgãos são de que o restaurante vem causando impacto ambiental negativo na área de preservação permanente na margem do Açude São Gonçalo, e que teria havido destruição da mata ciliar. A partir daí, o Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública, que pretende, entre outros objetivos, impedir o funcionamento do restaurante.
Entretanto, tais alegações não procedem. O projeto de construção pretendeu exatamente o contrário, recuperar uma área que estava efetivamente degradada, pela presença de três moradias rústicas, com esgoto a céu aberto, e a prática de queimadas na área, para o plantio de culturas de inverno (milho e feijão).
Nas fotos seguintes, você poderá comprovar o sucesso do trabalho de recuperação, a diferença entre a época da construção e a de hoje, a recuperação da flora e a volta da fauna, ausentes por muitos anos da área, exatamente pela falta das condições ambientais anteriores, que inviabilizava a presença de espécies de macacos, répteis e aves, que hoje vivem e se reproduzem em paz na área, que outrora foi destruída e que encontra-se, hoje, recuperada. Confiram!
sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A FOTO ACIMA FOI TIRADA ANTES DO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO RESTAURANTE. ELA MOSTRA A CASA DE PÓLVORA, POSTERIORMENTE TRANSFORMADA EM CADEIA PÚBLICA, A PARTIR DA QUAL FOI CONSTRUÍDO O RESTAURANTE. O PROJETO DA CONSTRUÇÃO PRESERVOU A CASA DE PÓLVORA, APROVEITANDO-A COMO ÁREA CENTRAL DO RESTAURANTE. OBSERVE A AUSÊNCIA QUASE COMPLETA DE VEGETAÇÃO NA ÁREA!
domingo, 13 de setembro de 2009

VISÃO DA ÁREA INTERNA DO RESTAURANTE O MIRANTE, APROVEITADA A PARTIR DA ANTIGA CASA DE PÓLVORA, CONSTRUÍDA EM 1922, POR ENGENHEIROS NORTEAMERICANOS, PARA USO COMO GUARDA DE EXPLOSIVOS, NA CONSTRUÇÃO DO AÇUDE SÃO GONÇALO, E DEPOIS TRANSFORMADA EM CADEIA PÚBLICA. AO FUNDO, A GRADE DA CADEIA FOI APROVEITADA COMO PEÇA DE DECORAÇÃO.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um estudo com o peixe tucunaré, muito consumido por populações do Norte do Brasil, mostra que a ação humana pode estar provocando o empobrecimento genético de suas populações. O processo, conhecido como erosão genética, é o mesmo que levou praticamente à extinção o mico-leão-dourado. O menor fluxo gênico entre as populações do tucunaré é evidenciado por exames de proteínas e DNA. Entre as causas do processo estão a abertura de estradas, a construção de barragens e qualquer outro evento que isole populações que antes trocavam genes entre si.
(MARIANA FERRAZ, REVISTA CIÊNCIA HOJE)
quinta-feira, 11 de junho de 2009
FUNDADO EM 1936, O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE LOURDES (GRUTA) É MAIS UMA DAS BELEZAS DE SÃO GONÇALO. LOCALIZADO NA MARGEM DO AÇUDE SÃO GONÇALO, É VISITADO POR FIÉIS QUE VÊM PAGAR PROMESSAS POR GRAÇAS ALCANÇADAS, OCASIÃO EM QUE DEPOSITAM EX-VOTOS DA PARTE DO CORPO CURADA ATRAVÉS DO QUE ACREDITAM SER UM MILAGRE.ESTE VÍDEO LHE DÁ A OPORTUNIDADE DE FAZER UMA RÁPIDA VISITA ÀQUELE SANTUÁRIO.
Marcadores:
SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
terça-feira, 2 de junho de 2009
sexta-feira, 15 de maio de 2009
quinta-feira, 30 de abril de 2009
ANTIGO CINEMA DE SÃO GONÇALO. UM DOS PRIMEIROS CINEMAS DO INTERIOR DA PARAÍBA, FEZ A FELICIDADE DE MUITA GENTE, INCLUSIVE VINDAS DE FORA, PARA VEREM UM CINEMA PELA PRIMEIRA VEZ. INFELIZMENTE, ENCONTRA-SE EM ESTADO DE ABANDONO PELO DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS-DNOCS, SEU PROPRIETÁRIO.

RUÍNAS DO CASARÃO PERTENCENTE AO EX-CANGACEIRO CHICO PEREIRA DE NAZAREZINHO, QUE ATUAL NA DÉCADA DE 1930. AMBIENTOU O ROMANCE "VINGANÇA NÃO", ESCRITO POR SEU FILHO, PADRE FRANCISCO PEREIRA DA NÓBREGA, E PREFACIADO POR RACHEL DE QUEIROZ, NA DÉCADA DE 1960. SITUADO NO SÍTIO JACU, MUNICÍPIO DE NAZAREZINHO, ENCONTRA-SE, INFELIZMENTE EM RUÍNAS.
FOTO DO PADRE ANTÔNIO MARQUES DA SILVA GUIMARÃES. UMA LEGENDA NA HISTÓRIA RELIGIOSA DE POLÍTICA DE SOUSA. PRIMEIRO PREFEITO DE SOUSA EM 1854, FOI AMASIADO E TEVE 14 FILHOS COM MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES MARIZ, SEM ABANDONAR A BATINA. FOI DEPUTADO ESTADUAL, CONSTRUIU A ANTIGA IGREJA DO BOM JESUS, E TEM COMO DESCENDENTES OS EX-GOVERNADORES ANTÔNIO MARIZ E JOÃO AGRIPINO; O SENADOR PRLO RIO GRANDE DO NORTE, JOSÉ AGRIPINO MAIA E O CANTOR ZÉ RAMALHO. BATIZOU E CASOU OS PRÓPRIOS FILHOS.
Assinar:
Postagens (Atom)